O WhatsApp anunciou que, a partir de setembro, alguns celulares mais antigos deixarão de ter suporte ao aplicativo. A medida faz parte da estratégia da empresa para manter o mensageiro mais seguro e compatível com as tecnologias atuais.
Modelos que utilizam sistemas muito desatualizados, como versões antigas do Android e iOS, não recebem mais atualizações e podem ter o funcionamento do app interrompido. A recomendação é que os usuários verifiquem a versão do sistema do seu aparelho e, se possível, façam uma atualização. Caso contrário, a única alternativa será migrar para um dispositivo mais recente.
Essa mudança já é comum todos os anos, já que o WhatsApp busca reduzir riscos de segurança e liberar novas funções que não rodam em aparelhos antigos.
iPhones (iOS inferiores a 15.1)
A partir de 5 de maio de 2025, o WhatsApp deixou de funcionar nos iPhones que executam iOS 15.1 ou inferior , afetando especialmente:
-
iPhone 5s
-
iPhone 6
-
iPhone 6 Plus
-
(Possivelmente outros modelos anteriores, como o iPhone SE 1ª geração)
Androids (Android inferior a 5.0)
A partir de 1º de junho de 2025, o WhatsApp passou a exigir Android 5.0 (Lollipop) ou superior . Dispositivos que não atendem a esse requisito foram excluídos, incluindo:
-
Samsung : Galaxy S3, Note 2, Ace 3, S4 Mini
-
Motorola : Moto G (1ª geração), Razr HD, Moto E (2014)
-
HTC : One X, One X+, Desire 500, Desire 601
-
LG : Optimus G, Nexus 4, G2 Mini, (e também o L90 em algumas versões da lista)
-
Sony : Xperia Z, Xperia SP, Xperia T, Xperia V
-
Huawei : Ascend P6
Resumo dos dispositivos afetados
Plataforma Requisitos mínimos Modelos afetados iPhone (iOS) iOS 15.1 ou superior iPhone 5s, 6, 6 Plus (e outros anteriores) Andróide Android 5.0 ou superior Galaxy S3, Note 2, Ace 3, S4 Mini; Moto G (1ª geração), Razr HD, Moto E (2014); HTC One X, One X+, Desire 500, Desire 601; LG Optimus G, Nexus 4, G2 Mini; Sony Xperia Z, SP, T, V; Huawei Ascend P6
-
Comentários