As ondas de calor extremo se tornaram assustadoramente comuns nos últimos meses. Um dos efeitos das mudanças climáticas , elas colocam em risco a saúde das pessoas. O segundo um novo estudo realizado por pesquisadores na Índia, as altas temperaturas aumentam os riscos de partos de bebês natimortos e abortos espontâneos em mulheres grávidas .
Efeitos do calor extremo na saúde de grávidas
No total, 800 mulheres grávidas do Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, participaram do estudo. Os trabalhos foram iniciados em 2017 pela Faculdade de Saúde Pública do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa Sri Ramachandra (SRIHER, na sigla em inglês) em Chennai.
Segundo dados do Banco Mundial, a taxa de natimortos é de 12,2 para cada mil nascimentos na Índia. No Reino Unido, a táxon é de 2,7, enquanto no Brasil é de 7.Estudos anteriores também apontaram para o risco de aumento em cerca de 15% de partos prematuros e de natimortos durante ondas de calor. A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) alerta para “uma ameaça existencial para todos nós”, com as mulheres grávidas enfrentando “algumas das consequências mais graves” do aquecimento global.

Comentários